Por Ortodontia Prietsch
Existem diferentes tipos de tratamento ortodôntico, no entanto o mais importante a saber é que o melhor tratamento para você depende exatamente do problema que você tem.
O primeiro estágio de qualquer tratamento é avaliar a posição atual dos dentes e como eles podem mudar com o tempo. Após a avaliação e diagnóstico do ortodontista- o que geralmente envolve raios X, moldes de gesso, fotos, entre outros- você receberá um plano de tratamento. Este plano pode sugerir mais de uma maneira de tratar o seu problema e o tempo de duração vai variar de acordo com a evolução do tratamento.
Em alguns casos, em que o tratamento é mais prolongado, alguns pacientes desejam trocar o aparelho fixo metálico por um mais discreto, como aparelhos móveis e removíveis por conta da estética. Aí é que entra fundamentalmente a orientação do ortodontista.
Então, é possível trocar os braquetes por aparelho invisível no meio do tratamento?
De acordo com a Dra. Daniela Priestch “sim, existe a possibilidade, mas somente o ortodontista poderá definir se o caso do paciente é passível da troca, quando e se não afetará o resultado do tratamento. Além disso, é necessária total experiência do profissional para dar continuidade ao plano de tratamento, sem prejuízos ao paciente”.
Sendo assim orientamos que converse com o ortodontista que está acompanhando o seu tratamento para avaliar as possibilidades no seu caso específico.
Para você que deseja trocar seu aparelho durante o tratamento ressaltamos que, embora a vantagem estética dos alinhadores invisíveis seja a mais atrativa, o tratamento com braquetes é muito efetivo e que todo o seu esforço será compensando lá na frente, sem arrependimentos.
Comments