O bruxismo agravado pelo estresse

O bruxismo está entre os sintomas agravados pelo estresse e ansiedade que vêm acometendo pessoas, no mundo inteiro, por conta do isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19.

estresse-bruxismo
Banco de Imagens Wix

Segundo profissionais da saúde, os transtornos respiratórios do sono, gerados pela ansiedade e estresse do momento, podem levar à compressão dentária e à aparição ou agravamento de casos de bruxismo, um problema que gera moléstias à mandíbula, pescoço, dor de cabeça, desgaste e ruptura de partes dos dentes.

bruxismo
Banco de Imagens: Freepik

Existe cura para o bruxismo?

Apesar de não haver cura ainda, alguns medicamentos ansiolíticos podem ser administrados para o controle dos quadros de estresse e ansiedade que podem estar associados, mas não podem ser considerados como a causa do distúrbio que, inclusive, ainda não é conhecida suficientemente pela classe médica.

Como o bruxismo é tratado?

O tratamento apropriado dependerá dos fatores desencadeadores do problema. Em uma consulta para avaliação do grau de intensidade que acomete o paciente, o dentista faz algumas perguntas, examina e pode ajudar indicando recursos para atenuar o problema e melhorar a sua qualidade de vida.

Google Imagens

Entre os principais recursos, recomendados pelos profissionais, para o tratamento são as placas interoclusais que são moldadas de acordo com o formato da arcada dentária do paciente. Estas placas, que podem ser flexíveis- feitas de silicone, ou rígidas- produzidas em acrílico, ajudam a limitar os movimentos dos músculos da mastigação e a reduzir o atrito que leva ao desgaste e o abalo dos dentes.

Recomendações básicas para combater ou aliviar o bruxismo:

✔ usar placa bucal durante a noite;

✔ Dormir de barriga para cima ou de lado;

✔ Procurar manter os horários rotineiros de sono;

✔ Durante o dia procurar técnicas de relaxamento para reduzir o estresse e aliviar os sintomas e desta forma preparar-se para uma noite mais confortável.

FONTES:

El País Brasil, por Esther Alonso Vaquerizo, disponível em https://brasil.elpais.com/buenavida/2020-04-17/seis-sinais-fisicos-de-que-um-mes-de-confinamento-esta-afetando-a-sua-saude.html

Site Dráuzio Varella, por Maria Helena Varella Bruna, disponível em https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/bruxismo/