A transposição é descrita como uma troca na posição de dois dentes dentro do mesmo quadrante da arcada dentária. A transposição canina é declaradamente a transposição mais comum na dentição humana.

Trata-se de uma condição que pode trazer outros problemas à vida do paciente, pois dificulta a mastigação e, além disso, também traz um desconforto estético. Sendo assim, é importante proceder com um tratamento odontológico específico para cada situação.
Como sabemos, cada dente possui uma função específica e, desta forma, um lugar próprio na arcada dentária. Porém, acontecem casos em que os dentes não nascem no lugar certo, nos quais os dois dentes adjacentes trocam de lugar, como o canino no lugar do primeiro pré-molar e vice-versa.
A transposição dentária pode ser classificada em dois tipos:
• completa: quando os dentes tomam totalmente a posição do outro, isto é, inclusive com suas raízes;
• incompleta: quando a posição errada é apenas da coroa.
O que causa a transposição dentária?
Atribui-se à genética a principal causa do problema, no entanto, o quadro pode ser decorrente de traumas mais graves, perda precoce de um dente de leite ou a retenção dele. Pode ainda estar relacionada a algumas síndromes ou a casos de fenda palatina.
Além disso, é comum observar a troca de posição dos dentes nas crianças e pré-adolescentes no momento de transição dos dentes de leite para os permanentes, momento chamado de dentição mista.
Como tratar a transposição dentária?
Existem tratamentos diferentes para a transposição dentária. Cada caso requer um tratamento específico, com objetivo de devolver a funcionalidade dos dentes e também a estética do sorriso. De acordo com o diagnóstico do problema, o ortodontista recomendará o melhor tratamento.

Entre os tratamentos mais aplicados temos:
ALINHAMENTO DOS DENTES
Este tratamento é recomendado para pacientes com transposição dentária completa. Neste caso os dentes são mantidos no lugar e o alinhamento é feito com o aparelho ortodôntico fixo.
REVERSÃO DA TRANSPOSIÇÃO
Indica-se este tratamento para pacientes que apresentam casos de transposição dentária incompleta. O aparelho ortodôntico é usado para movimentar os dentes para as posições corretas e depois promover o alinhamento.
EXTRAÇÃO DE DENTES
Quando não existe espaço na arcada para o alinhamento dental, pode ser fazer necessário a extração de um ou mais dentes. O ortodontista pode optar pela extração de um ou os dois dentes transpostos ou ainda um que está em sua posição correta. Após o procedimento é iniciada a movimentação através do tratamento ortodôntico com aparelhos.

É importante estar atento com a dentição mista de crianças e pré-adolescentes para verificar o surgimento da transposição dentária. Para isso, o mais importante é fazer o acompanhamento regular com o dentista.
Se você tiver dúvidas e quiser saber mais sobre este ou outros problemas ortodônticos, entre em contato conosco. Clique aqui.