Por que devemos usar o fio dental antes de escovar os dentes?

Existe uma sequência ideal para sua rotina de higiene bucal? De acordo com diversos estudos, pesquisadores descobriram que o uso do fio dental antes da escovação pode ser o mais eficiente para uma remoção completa da placa dentária. Essa sequência também aumentou a concentração de flúor liberada pela pasta de dente, o que torna o esmalte do dente mais forte, deixando-o mais resistente à cárie.

uso correto do fio dental

Isso mesmo, uma rotina simples de duas etapas pode não apenas remover efetivamente a placa bacteriana e fortalecer seus dentes, mas também pode ajudar a minimizar o seu tempo no tratamento ortodôntico. Você pode colher todos esses benefícios para a saúde bucal desempenhando seu papel.

Desempenhe seu papel

Mantenha seus dentes limpos. O tratamento ortodôntico é um esforço de equipe entre o seu ortodontista e você, e sua função inclui:

• Escovar os dentes por dois minutos após cada refeição ou lanche. Se você não pode escovar, certifique-se de pelo menos enxaguar a boca com água.

• Passe fio dental pelo menos uma vez por dia, de preferência antes de escovar.

• Certifique-se de que seus dentes estão bem limpos antes de dormir.

• Consulte seu dentista clínico a cada 4-6 meses para limpezas e check-ups.

• Evite alimentos e bebidas açucaradas que podem contribuir para a descalcificação e a cárie dentária.

Por que toda essa escovação e uso do fio dental são necessários?

Não manter uma rotina de higiene bucal adequada coloca você em risco de problemas de saúde bucal.

Os aparelhos ortodônticos em si não causam problemas. Entretanto quando a placa bacteriana e os alimentos se acumulam ao redor do aparelho ortodôntico, isso pode causar manchas brancas permanentes (descalcificação), cáries, gengivas inchadas, mau hálito e doença periodontal.

Dicas:

Escovas interdentais - são ótimas para desalojar placas e partículas de alimentos presas entre os dentes e para limpar detritos que ficam presos em braquetes e fios.

Irrigadores orais - podem eliminar as partículas de alimentos rapidamente.

Enxaguante bucal com flúor - um enxágue diário pode fortalecer o esmalte dos dentes e ajudar a prevenir manchas brancas (descalcificação).

png-transparent-whatsapp-application-sof