Por Ortodontia Prietsch
O “sorriso gengival” é a exposição excessiva de tecido gengival durante o sorriso. Este problema possui diversas causas e, dessa forma, diferentes alternativas de tratamento. A opção mais indicada está relacionada diretamente com o correto diagnóstico, o que quer dizer que o tipo de tratamento depende da causa primária do problema.
Entre as formas de tratamento destacamos o uso de aparelho ortodôntico, cirurgia ortognática, gengivectomia e às vezes uso de toxina botulínica.
Na nossa área específica, a ortodontia, tratamos o sorriso gengival quando a razão subjacente para a exposição gengival excessiva for leve e causada por problemas ortodônticos da maxila ou dos dentes, às vezes ela pode ser corrigida apenas com aparelhos ortodônticos. Por exemplo, usando os aparelhos corretos, é possível deslocar a mordida para a posição correta e fazer as gengivas parecerem menos proeminentes.
As principais formas de corrigir esse problema são:
1) Aparelho Ortodôntico: intrusão dos incisivos superiores (pode ser feita apenas com arcos ortodônticos ou com o auxílio de minimplantes ou miniplacas de ancoragem). Este tratamento é indicado para:
- Sorriso gengival anterior;
- Proporções faciais equilibradas.
2) Cirurgia Ortognática: tratamento orto-cirúrgico com reposição superior de maxila É uma solução definitiva em que a altura da maxila é diminuída. É realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, após adequado preparo ortodôntico. Este tratamento é indicado quando temos diagnóstico de:
- Face longa com excesso inferior;
- Falta de selamento labial;
- Exposição exagerada dos incisivos em repouso;
- Retrusão do queixo em função da rotação mandibular.
É importantíssimo ter um diagnóstico preciso do problema e para definição de um plano de tratamento adequado e voltado para o melhor resultado possível. Se na sua percepção, sua gengiva aparece muito mais que os dentes ao sorrir e isso lhe incomoda, agende uma consulta para identificarmos as possibilidades de tratamento ideais para o seu caso. Clique aqui e fale conosco.
Comments